quinta-feira, 26 de maio de 2011

Não poderia deixar de publicar - Fantástico !!!



Prezados Companheiros,

       Ao ler tal pensamento, não poderia deixar de publica-lo, de fazer com que ele chegue a todas as pessoas que de alguma forma fazem algo ou que, ainda pretendem fazer pelo próximo.
    Através de ensinamentos ou ações que contribuem para edificação/construção do conhecimento humano, nós educadores somos responsáveis pela libertação da espécie humana.

Mauro Monteiro

Eis o pensamento:

    "Sem o Conhecimento, o Homem Não é Mestre de Si, Mas Passa a Ser  Escravo das Cirscunstâncias e dos Outros."
Autor Desconhecido

BIO...

           O título tem um significado importante para compreensão dos conteudos nele existente. BIO (do Grego BIOS) quer dizer vida, Juntamente com outras palavras acontecem conceitos tais como/; BIOLOGIA = BIO (vida) LOGIA (estudo) logo estudo da vida. BIOSFERA (conjunto de partes do planeta onde existe vida). BIODEGRADAVEL (que pode ser destruido por agentes biologicos - uma bactéria).
          Logo, cuidar do planeta é projetar estimulos para a proteção da Natureza, tambem como a preservação das especies. Porem diariamente ouvimos conceitos como - não poluir - sustentabilidade - preservar - reciclar, mais infelizmente ainda não despertaram na população a Responsabilidade Ambiental de verificar o cuidado com o meio ambiente.
         Todos nós - Sociedade/Governantes temos que  estar pensando no futuro do planeta e na vida com mais qualidade, incentivando projetos ambientais,tais como, desenvolvimento de BIOCOMBUSTÍVEIS ( de origem biológica) como os vegetais - soja - cana-de-açucar - milho, tentando substituir os hoje mais utilizados como o petróleo e gas natural responsáveis por agressões ao meio ambiente. Então gente, vamos RECICLAR - Reciclar é garantir a vida não só do planeta, mas também no planeta terra.
       É sempre bom lembrar que a população não deve jogar lixo nas ruas - parques - praias - rios - lagos ou qualquer lugar público pois ira afetar a qualidade da água e do meio ambiente. Teremos também de não esquecermos da coleta seletiva (é separar o lixo para que seja enviado para reciclagem), isto é não misturar materias reciclaveis com o restante do lixo. Sempre que possível procure estampar nos recipientes de coletas os simbolos identificadores do tipo de material, pois praticaremos o que chamamos de COLETA SELETIVA, que será benéfica confome alguns exemplos.
                  - Menor redução de florestas nativas
                  - Reduz a extração de recuros naturais
                  - Diminui a poluição do solo, da água e do ar
                  - Conserva o solo. Diminui o lixo nos aterros e lixões
                  - Economiza energia e água
                  - Prolonga a vida útil dos aterros sanitários
                  - Gera emprego e renda pela comercialização dos reciclaveis.
Estes são alguns dos benefícios que a Responsabilidade Ambiental acarreta ao Planeta. Nós da ONG CRESCER PARA ALCANÇAR queremos formar indivíduos conscientes e responsáveis com o Meio Ambiente garantindo assim a Vida Sustentável.

George Ulrichsen

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Arte - O nome diz tudo...


                O processos de  Arte, estabelecem uma espetacular relação entre a imaginação e a inspiração. Acarretam ao indivíduo compreensão e conhecimento de suas emoções, favorecem a aprendizagem das técnicas e as suas próprias potencialidades.
          O fazer arte em grupo oportuniza a convivencia grupal, fortalece a interação social e produz conhecimento próprio. Estabelece relações afetivas e solidárias.
          Buscamos na arte não só entretenimento ou renda; mais que isto, buscamos a descoberta da criatividade e do encorajamento - contribuindo assim para um individuo autonomo.

Mauro Monteiro

Possibilidades de trabalho com Madeira

Cabos de vassouras talhadas em forma de pimentas e pintadas


Da mesma forma com as espigas de milho





Baú de MDF, colagem  de areia da praia e conchas, finalizando com verniz.

A Contação de Histórias...





 




      Contar histórias encanta, seduz e emociona a todos os envolvidos. De um lado o contador, que vai revelando os segredos a cada página. Do outro, o ouvinte que vai se apaixonando pela história, por um personagem e assim se emocionando com cada ponto da história.
      Não há dúvidas que contar histórias desenvolve o imaginário, a criatividade, o gosto pela leitura. Mas, não é só isso... Sim, não é só isso não! Contar e ouvir historias favorece os laços afetivos - com o contador, com o livro, com a leitura e com o grupo ouvinte. Contar histórias é um ponto de partida para muitas coisas. Ah sim! Muitas coisas. Todas que a percepção pedagógica alcançar.
      Contar histórias é tão antigo como o vovô e como a vovó, que ouviam histórias e que mais tarde contavam para seus filhos e estes hoje já não contam mais... Que pena! Contar histórias não requer títulos, diplomas. Basta estar apaixonado pelo livro, gostar de leitura. Com estes simples ingredientes, obtem-se  a arte para contar  histórias.
     A  ONG Crescer para Alcançar busca o resgate desta arte milenar - A Oralidade - transmitir através da linguagem oral. Vamos todos contar histórias? Experimente, vivencie e  pratique - Voce vai se apaixonar.

Mauro Monteiro


terça-feira, 24 de maio de 2011

A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS - Parte I

              Hoje meu relato é sobre a importância de contar, oralmente, História Infantis para as crianças e o quanto os Contos podem influenciar na formação infantil.
              A história, além de entreter, causa admiração, desejos, além de mexer com o imaginário infantil.  Quem nunca sonhou em ser a Cinderela a espera de um Principe Encantado?  Ter os poderes do Peter Pan, sendo sempre criança e vivendo na Terra do Nunca? Não falar mentiras para que o nariz não crescesse igual ao do Pinóquio?
             Após a separação dos meus pais, eu e minha irmã fomos criadas pela nossa avó materna. Eu tinha 4 anos e minha irmã 3 anos e todas as noites chorávamos por causa da ausência de nossos pais.   Como estratégia para que não sentíssemos saudades, todas as noites vovó se deitava entre eu e minha irmã, abria um enorme livro, fino porém com grandes ilustrações e contava uma história até adormercermos.
            Naquela época, na casa da vovó, havia uma coleção com dez livros: Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos, a Bela Adormecida, O gato de Botas, Branca de Neve e os Sete Anões, Rapunzel, João e Maria, o Patinho Feio e o Soldadinho de Chumbo. Toda noite uma história diferente.  Escutávamos as histórias com os ouvidos bem aguçados e os olhos bem abertos para as maravilhosas ilustrações da história contada.
            Quando contou todas as histórias da coleção, passamos a escolher nossas histórias prediletas para que ela recontasse.  Além da Cinderela, a minha preferida era a dos Três Porquinhos, porque eles eram irmãos, achava graça dos dois porquinhos preguiçosos fazendo suas casas de qualquer maneira e da fala do Lobo Mau antes de derrubar as casas.  Gostava mesmo, quando a vovó dava muita ênfase na voz do Lobo.
           Um dia, talvez cansada pela rotina do dia, ou talvez cansada de contar as mesmas histórias várias noites, percebi que minha avó contava de um jeito diferente.  Eu interferia na história e falava: " Vó, a senhora pulou a parte em que o Lobo Mau dizia assim..."
           Neste dia, ela me olhou com muito carinho, diferente do que nos outros dias, pois eu tinha a vovó boa de todos os Contos de Fadas e disse para mim com lágrimas nos olhos: " Minha netinha ( igualzinha a vovó da Chapeuzinho Vermelho), as histórias que a vovó está contando para vocês, alguém um dia leu para mim.  Vovó não sabe ler e nem escrever, mas lembro das histórias por causa dos desenhos..."
Naquele momento, eu não sabia se as lágrimas eram pelo fato dela ser analfabeta, ou pelo esforço em que ela estava fazendo para que superássemos a sensação de abandono. Lembro que disse para que ela não chorasse, pois quando eu crescesse eu seria professora e iria ensiná-la a ler e a escrever.
          Mesmo sendo analfabeta, minha avó tornava nossas noites prazerosas, dava através de cada conto, oportunidade de nos identificarmos com os personagens das Histórias, tirar lições de vida e de construção de um ser através de histórias sobre bondade, respeito, obediência, mentiras e zelo.
          Há  vinte e três anos sou educadora e cumpri minha promessa.  Mas assim, como nossos antepassados que contavam histórias para os mais novos, como forma de aprendizagem, tornei essa experiência de vida como prática educacional: sempre depois de terminada todas as tarefas do dia, uma história era escolhida pela turma para ser narrada por mim.
          Apesar da contação de história oral, hoje, ter sido substituída pelas tecnologias dos VHS e DVD, a contação oral aproxima as pessoas, é uma forma criativa de estar junto a criança e estimulá-la a expressar sua percepção de mundo, do que é certo ou errado, do que é feio ou bonito ( na visão dela), do que pode e o que não se deve fazer.
         Os Contos de Fadas da vovó eram histórias simbólicas que falavam das perdas, da fome, da morte, do medo, do abandono, da violência e mesmo não tendo a percepção pedagógica e terapeutica que tenho hoje, tenho a certeza de que meu perfil pessoal e profissional foi desencadeado através destes fatos relatados.
 

                          Celma Lopes

domingo, 22 de maio de 2011

Tudo depende de Educação III - Responsabilidade Ambiental.

              Responsabilidade Ambiental é um conjunto de atitudes, individuais ou empresarias, voltado para o desenvolvimento sustentável do planeta. Ou seja, estas atitudes devem levar em conta o crescimento econômico ajustado à proteção do meio ambiente na atualidade e para as gerações futuras, garantindo a sustentabilidade.
Exemplos de atitudes que envolvem a Responsabilidade Ambiental empresarial:

- Criação e implantação de um sistema de gestão ambiental na empresa.
- Criar sistema de reciclagem de resíduos sólidos dentro da empresa.
- Treinar e informar os funcionários sobre a importância da sustentabilidade.

Um exemplo de Responsabilidade Ambiental deu o profº George Ulrichsen, professor de Química, associando a proposta do projeto da ONG CRESCER PARA ALCANÇAR, reutilizou diversos materiais que seriam jogados na natureza, transformando-os em matérias-primas para objetos artesanais e sugestão para geração de renda.

Chaveiros feitos com cabo de vassoura

             As enormes carências e desigualdades sociais existentes em nosso país dão à responsabilidade social empresarial relevância ainda maior. A sociedade brasileira espera que as empresas cumpram um novo papel no processo de desenvolvimento: sejam agentes de uma nova cultura, sejam atores de mudança social, sejam construtores de uma sociedade melhor.
             Porém, depende de nós, o incentivo para essa mudança, essa cultura e gerar uma sociedade melhor através de geração de renda.

                      Celma Lopes

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Tudo depende de Educação II - Responsabilidade Ambiental.

 A responsabilidade conduz e nos remete a autonomia. Criar responsabilidades com o meio ambiente desde os anos iniciais da educação, conduz o individuo a autonomia.
Inserir nos conteúdos educacionais Responsabilidade Ambiental, é praticar civilidade - é dar sua contribuição para a Humanidade
Não é suficiente para a sustentabilidade do Meio Ambiente, trabalhar conteúdos que falam de falta e/ou escasez de recursos ambientais. É preciso muito mais,  que trabalhar apenas em atividades escolares. Urgentemente precisa-se adquirir uma visão global e equilibrada dos nosso recursos ambientais - sejam naturais, artificiais, sociais ou tecnológicos.
Criar Responsabilidade Ambiental implica em plantar a cada dia a semente da preservação e do conhecimento  dos recursos ambientais.
Preparar nossas crianças para Responsabilidade Ambiental é garantir a preservação da vida.
A ONG Crescer para Alcançar objetiva buscar diferentes ambientes educacionais para para propiciar a aquisição de conhecimentos sobre o meio ambiente, privilegiando assim atividades práticas e experiencias pessoais que resultem em Responsabilidade Ambiental.

George Ulrichsen

Tudo depende de Educação

            Precisamos unir esforços para a reintegração social de presos. Não podemos fechar os olhos para o ex-detento. Virar as costas para a realidade social do ex-detento, é propiciar seu retorno a penitenciaria.
            Muitas vezes, este retorno se dá por falta de oportunidade. Oportunizar atividades educativas e socializadoras é necessário para a reintegração do preso a sociedade e também ao seu retorno para o ambiente familiar.
           Projetos para reintegração social de presos devem ser colocados em prática com prioridade, é necessário criar/popularizar políticas de incentivo a empresas privadas, para que estas também atuem na ressocialização de presos. Além de trabalho, atividades educacionais e artísticas  para quem cumpre pena  sob condicional; constituem-se de bons mecanismos de recuperação de presos. 
         Não podemos permitir que o preconceito social venha contribuir para aumentar as estatísticas de que ex-presos são vulneráveis ao retorno ao cárcere.
Todos nós precisamos pensar que para uma pessoa que nunca passou por uma prisão, com vários títulos,  está difícil para se conseguir uma colocação no mercado de trabalho, muito mais difícil se torna para o ex-detento.
        Reeducar, oportunizar essas pessoas são ações feitas visando a possibilidade de reintegração social e no objetivo da reabilitação profissional.
        Oportunizar as pessoas, uma nova identidade, construir um novo ser através de atividades educacionais e artísticas para  inseri-las no mercado de trabalho são  objetivos da ONG CRESCER PARA ALCANÇAR.

             Mauro Monteiro e Celma Lopes

terça-feira, 17 de maio de 2011

Compartilhar é fazer acontecer...

  Quando um individuo decide compartilhar o que sabe, dá-se inicio o processo de edificação do ser humano.
  Em compartilhamento constrói-se uma relação sólida entre seus extremos: - de um lado o que recebe ensinamento e do outro o que doa conhecimento.
  Quando se pensa em investir na qualidade das ações que norteiam o universo humano, através de atividades de arte, se está investindo em qualidade de vida.
  Em todas as fases do desenvolvimento humano a arte se faz presente e através dela o indivíduo cresce, vivencia suas possibilidades artísticas e  criativas.
  A relação interna que se estabelece nos processos de criação é transformadora, capacita e encoraja o individuo para as mais variadas situações de adversidades das atividades da vida diária.
  Em atividades de compartilhamento nos mais variados processos artísticos, encontramos prazer e realização e para nós que compartilhamos o gostoso é fazer... e se é para fazer fazemos com arte.
   Experimente também compartilhar. Compatilhar é doar e receber.

     Mauro Monteiro Figueiredo
  
   

O IDOSO E A RESSIGNIFICAÇÃO DO LAZER E DA ARTE



          Ressignificação é o método utilizado em neurolinguística para fazer com que as pessoas possam atribuir novo significado a acontecimentos através da mudança de sua visão de mundo.  Ressignificação é a habilidade que temos de atribuir um significado positivo, satisfatório, para um acontecimento que muito nos incomoda ou prejudica, de tal forma, que, após ressignificação, passamos a encará-lo com muita tranquilidade.
       Pensando nesta "ressignificação", um grupo de integrantes da ONG CRESCER PARA ALCANÇAR, envolvidos em resgatar as habilidades artísticos-culturais dos idosos, promoveu um lazer que concerne à educação e à cultura, acreditando no permanente potencial das pessoas idosas e nas suas habilidades de desenvolvimento.
      O aumento da expectativa de vida é um desafio a todos.  Exige novas posturas diante do atual contexto e o repensar de conceitos como finbitude, velhice, velho, idoso, terceira idade, melhor idade, entre outros.
      Os membros da  ONG CRESCER PARA ALCANÇAR,  preocupados com as novas mudanças sociais  em continuar desenvolvendo ações em prol da valorização do idoso, levou um pequeno grupo da Terceira Idade para a Feira Cultural em Guaratinguetá e Aparecida, tendo como objetivo ressignificar as práticas do lazer-artístico-culturais do grupo, valorizando os saberes trazidos pelas vivências dos idosos e fazendo-os interagir num processo educacional de produção comum, sem perder as especificações inerentes a cada grupo, mas fazendo com que pudessem se integrar e se articular entre si e entre os demais projetos apresentados em ourtros Estados, em prol de uma promoção de um viver e envelhecer saudáveis, em que os idosos protagoniza trocas de experiências artísitcos-culturais.
     O projeto foi mediado pelo Presidente da ONG, Sr. Mauro Monteiro, a Vice-Presidente, Srª Celma Lopes e o Presidente do Conselho Fiscal, Sr. George Ulrichsen.
     Além das Feiras artesanais, puderam vivenciar grupos de artesãos de rua, produzindo seus artesanatos, na praça, por meio de trabalhos manuais; Grupo de Canto que se reunia todas as tardes na Praça da Antiga Igreja de Aparecida mostrando a cultura de diversos estados; Folia de Reis e Contadores de História Intinerantes que muito incentivaram a criatividade literária e o intercâmbio sociocultural e interegional.

                                               Celma Lopes Ferreira


"A distância que você percorre na vida depende do seu carinho com os jovens, da sua delicadeza com os idosos, da sua compreensão com os que se esforçam e da sua tolerância com os fracos e os fortes."

segunda-feira, 16 de maio de 2011

A ONG

“Poderíamos cruzar os braços e não fazer nada, porém acreditamos que uma Nação só se edifica através da Educação, da Arte como ressignificação de uma nova vida.”

Sala de Assembléia
                         


                           Quem somos nós?

A Ong Crescer para Alcançar localiza-se na Cidade de Japeri, Rio de Janeiro, à Rua Profª Cirene Morais Costa, 1758 no Bairro de Nova Belém.  Esta tem como objetivo ressignificar o indivíduo seja através da Arte, da Educação, do aprender para fazer e do fazer para Aprender.
A Crescer para Alcançar  tem como finalidades:
I – formular políticas educacionais de interesse da comunidade;
II – desenvolver PROJETOS educacionais, científicos e ambientais para crianças, jovens e adultos, em luta pela construção da cidadania;
III – promover a educação e a cultura, a formação profissional, técnica e ética de jovens, orientada para a paz, a cidadania, a defesa dos direitos humanos e da democracia;
IV – desenvolver a consciência social solidária com crianças, jovens e adultos, facilitar a criação de mecanismos de participação e promover a defesa dos direitos humanos concernentes à vida em sociedade;
V - desenvolver e promover o ensino tecnológico e digital.
VI – organizar experiências e contribuir com as ações centradas na transformação social e na redefinição do papel da criança, do jovem e do adulto na sociedade;
VII – defender e promover do desenvolvimento sustentável, o combate à pobreza e contribuir para a formulação de políticas públicas que facilitem a inserção do jovem no mercado de trabalho.
VIII - promover a recuperação social do preso.
IX – promover o voluntariado.
   Nós, membros da ONG CRESCER PARA ALCANÇAR, acreditamos que as pessoas não dão o seu melhor, não produzem ou ficam em um estado de "marasmo", por falta de oportumidade.  Pessoas de vários Municípios não são oportunizadas a aprenderem a gerar renda, fazer economia doméstica reaproveitando alimentos e ter uma vida digna.
     Nosso objetivo maior é oportunizar as pessoas para que vivam, ou tenham a oportunidade de reabilitar-se através de ações artísticas, sociais e culturais através dos Quatro Pilares da Educação: Aprender a Conhecer     ( envolver-se com o conhecimento e com a vida em seu entorno); Aprender a Fazer ( destina-se a troca de aprendizagem de um com o outro, a interação, aprender a brincar e a rir, a poetizar, cantar, dançar, pintar, narrar, esculpir e desenhar, ressignificando a arte em qualquer etapa da vida); Aprender a Conviver  (aprender a viver juntos, a compreender e aceitar outras formas de ser, propiciar o desenvolvimento da sociabilidade através de trabalhos em grupo potencializando, assim, ações de participação e construção da cidadania); Aprender a Ser ( ao envolver-se com o que é aprendido junto com outros, são estimulados a autonomia, a autocrítica, a criatividade e a responsabilidade).


DIRETORIA DA ONG

Mauro Monteiro Figueiredo
Presidente




Celma Lopes Ferreira
  Vice-Presidente





  Patrícia da Cunha Cruz
    Diretora Financeira


Douglas Vieira
 Secretário Executivo 



George Ulrichsen
Presidente do Conselho Fiscal


Amanda Pedreira do Couto Ferraz
1ª Conselheira- Conselho Fiscal



Fernanda Pedreira do Couto Ferraz
2ª Conselheira- Conselho Fiscal



Adriana Figueiredo Marques Martins
1ª Suplente- Conselho Fiscal



Sylvio Leonardo Ferreira Martins
2º Suplente - Conselho Fiscal



Ilca de Carvalho
Presidente do Conselho Consultivo



Rosana Sanches Rusticani
2ª Conselheira Consultiva



Simone Lopes da Silva
1ª Suplente Conselho Consultivo



 Elias Souza dos Santos
2º Suplente - Conselho Consultivo