quarta-feira, 25 de maio de 2011

A Contação de Histórias...





 




      Contar histórias encanta, seduz e emociona a todos os envolvidos. De um lado o contador, que vai revelando os segredos a cada página. Do outro, o ouvinte que vai se apaixonando pela história, por um personagem e assim se emocionando com cada ponto da história.
      Não há dúvidas que contar histórias desenvolve o imaginário, a criatividade, o gosto pela leitura. Mas, não é só isso... Sim, não é só isso não! Contar e ouvir historias favorece os laços afetivos - com o contador, com o livro, com a leitura e com o grupo ouvinte. Contar histórias é um ponto de partida para muitas coisas. Ah sim! Muitas coisas. Todas que a percepção pedagógica alcançar.
      Contar histórias é tão antigo como o vovô e como a vovó, que ouviam histórias e que mais tarde contavam para seus filhos e estes hoje já não contam mais... Que pena! Contar histórias não requer títulos, diplomas. Basta estar apaixonado pelo livro, gostar de leitura. Com estes simples ingredientes, obtem-se  a arte para contar  histórias.
     A  ONG Crescer para Alcançar busca o resgate desta arte milenar - A Oralidade - transmitir através da linguagem oral. Vamos todos contar histórias? Experimente, vivencie e  pratique - Voce vai se apaixonar.

Mauro Monteiro


Nenhum comentário: