terça-feira, 17 de maio de 2011

O IDOSO E A RESSIGNIFICAÇÃO DO LAZER E DA ARTE



          Ressignificação é o método utilizado em neurolinguística para fazer com que as pessoas possam atribuir novo significado a acontecimentos através da mudança de sua visão de mundo.  Ressignificação é a habilidade que temos de atribuir um significado positivo, satisfatório, para um acontecimento que muito nos incomoda ou prejudica, de tal forma, que, após ressignificação, passamos a encará-lo com muita tranquilidade.
       Pensando nesta "ressignificação", um grupo de integrantes da ONG CRESCER PARA ALCANÇAR, envolvidos em resgatar as habilidades artísticos-culturais dos idosos, promoveu um lazer que concerne à educação e à cultura, acreditando no permanente potencial das pessoas idosas e nas suas habilidades de desenvolvimento.
      O aumento da expectativa de vida é um desafio a todos.  Exige novas posturas diante do atual contexto e o repensar de conceitos como finbitude, velhice, velho, idoso, terceira idade, melhor idade, entre outros.
      Os membros da  ONG CRESCER PARA ALCANÇAR,  preocupados com as novas mudanças sociais  em continuar desenvolvendo ações em prol da valorização do idoso, levou um pequeno grupo da Terceira Idade para a Feira Cultural em Guaratinguetá e Aparecida, tendo como objetivo ressignificar as práticas do lazer-artístico-culturais do grupo, valorizando os saberes trazidos pelas vivências dos idosos e fazendo-os interagir num processo educacional de produção comum, sem perder as especificações inerentes a cada grupo, mas fazendo com que pudessem se integrar e se articular entre si e entre os demais projetos apresentados em ourtros Estados, em prol de uma promoção de um viver e envelhecer saudáveis, em que os idosos protagoniza trocas de experiências artísitcos-culturais.
     O projeto foi mediado pelo Presidente da ONG, Sr. Mauro Monteiro, a Vice-Presidente, Srª Celma Lopes e o Presidente do Conselho Fiscal, Sr. George Ulrichsen.
     Além das Feiras artesanais, puderam vivenciar grupos de artesãos de rua, produzindo seus artesanatos, na praça, por meio de trabalhos manuais; Grupo de Canto que se reunia todas as tardes na Praça da Antiga Igreja de Aparecida mostrando a cultura de diversos estados; Folia de Reis e Contadores de História Intinerantes que muito incentivaram a criatividade literária e o intercâmbio sociocultural e interegional.

                                               Celma Lopes Ferreira


"A distância que você percorre na vida depende do seu carinho com os jovens, da sua delicadeza com os idosos, da sua compreensão com os que se esforçam e da sua tolerância com os fracos e os fortes."

2 comentários:

Sandra Costa disse...

Parabéns a todos pela iniciativa e escolha de tema tão relevante em nossa sociedade. Aproveito para me colocar à disposição, para contribuir naquilo que me for possível.
Saudações,
Profa. Sandra Costa.

jefferson carvalho disse...

parabéns a uma inciativa que ira mudar muitas vidas educação ambiental e formação artesanal ambas dando uma nova forma de sustentabilida cendo e tendo a conciéncia que podemos ser melhor a cada dia sem o esforço da busca,é impossívela alecria do encontro,me coloco a disposção para contribuir no que me for possível.
Estão de parabés
comerciante.jefferson carvalho