quarta-feira, 18 de maio de 2011

Tudo depende de Educação

            Precisamos unir esforços para a reintegração social de presos. Não podemos fechar os olhos para o ex-detento. Virar as costas para a realidade social do ex-detento, é propiciar seu retorno a penitenciaria.
            Muitas vezes, este retorno se dá por falta de oportunidade. Oportunizar atividades educativas e socializadoras é necessário para a reintegração do preso a sociedade e também ao seu retorno para o ambiente familiar.
           Projetos para reintegração social de presos devem ser colocados em prática com prioridade, é necessário criar/popularizar políticas de incentivo a empresas privadas, para que estas também atuem na ressocialização de presos. Além de trabalho, atividades educacionais e artísticas  para quem cumpre pena  sob condicional; constituem-se de bons mecanismos de recuperação de presos. 
         Não podemos permitir que o preconceito social venha contribuir para aumentar as estatísticas de que ex-presos são vulneráveis ao retorno ao cárcere.
Todos nós precisamos pensar que para uma pessoa que nunca passou por uma prisão, com vários títulos,  está difícil para se conseguir uma colocação no mercado de trabalho, muito mais difícil se torna para o ex-detento.
        Reeducar, oportunizar essas pessoas são ações feitas visando a possibilidade de reintegração social e no objetivo da reabilitação profissional.
        Oportunizar as pessoas, uma nova identidade, construir um novo ser através de atividades educacionais e artísticas para  inseri-las no mercado de trabalho são  objetivos da ONG CRESCER PARA ALCANÇAR.

             Mauro Monteiro e Celma Lopes

Nenhum comentário: